(11)

Exames Demissionais

Gostou? compartilhe!

Tanto os exames admissionais como os demissionais são exigidos pelas leis trabalhistas, eles servem para proteger e poupar de problemas tanto o funcionário como o contratante. Por isso, é indispensável que eles sejam realizados cada vez que houver uma contratação ou desligamento em uma empresa, isso garante que a mesma estará cumprindo as leis trabalhistas.

Os exames demissionais, mais especificamente, devem ser realizados quando há o desligamento de um trabalhador de suas atividades. Esse tipo de exame é feito quando há a contratação para atestar que o funcionário não possui nenhum problema que o impeça de desempenhar as suas funções, e no desligamento, é feito para garantir que o funcionário continua bem de saúde, sem ter sido prejudicado por fatores trabalhistas.

Quando um funcionário é desligado da empresa a mesma deve exigir que esse realize o exame demissional, pois, esse tipo de exame garante que no futuro o trabalhador não alegue que foi despedido da função com problemas de saúde originários das atividades exercidas no trabalho. Para isso, é necessário encontrar uma empresa de Medicina Empresarial que trabalhe com seriedade, como a Liffe.

Qual a importância dos exames demissionais?

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) referente ao exame médico demissional é um documento obrigatório para a homologação da rescisão do contrato de trabalho, por isso, deve ser realizado sempre antes da data da homologação. A não realização do exame demissional pode gerar consequências indesejáveis ao empregador.

Se você deseja saber mais sobre uma empresa que preste esse tipo de exame, conheça agora mesmo a Liffe Medicina Empresarial!